Zeus

é sem sombra de duvida um nome conhecido de quase todos nós. Esse deus da mitologia grega é o mais famoso de todos os deuses dessa civilização antiga. Normalmente representado segurando um raio na sua mão direita ou majestosamente sentado ele é na realidade o rei dos deuses da religição da Grécia antiga.

Deus sempre foi considerado como o deus do tempo (entenda-se “clima”) com as pessoas a associarem-no aos trovões, chuvas e tempestades. E, para alem do já anteriormente referido relâmpago são vários os outros símbolos associados a : o , o touro, o carvalho ou ainda a águia. Mais tarde ele foi também associado a justiça e à lei e haviam muitas estatuas dele espalhadas por toda a Grécia antiga sendo um dos 12 deuses do Olimpo.

É importante também saber que uma das sete maravilhas do mundo antigo era uma estátua de em Olímpia que foi construída no século V a.c em honra a media cerca de 12m de altura e era construída em ouro, marfim e pedras preciosas variadas.

foi o sexto filho de Cronos e Réia, os seus irmãos foram devorados pelo seu pai logo apos o seu nascimento pois o pai de Cronos Uranu (o Céu) havia profetizado de que Cronos iria ser destronado por um dos seus filhos. Assim Hera, Hades, Posídon, Héstia e Demeter foram todos devorados aquando do seu nascimento. Depois dos 5 filhos terem sido devorados pelo pai (Cronos) Réia em conjunto com Gaia (a Terra) consegue salvar o sexto filho () tendo o cilho numa gruta em Creta e enganando seu marido dando-lhe um “embrulho” que ele engole pensando se tratar do seu filho.

Zeus da mitologia Grega

Mais tarde e depois de se tornar adulto enfrenteu o seu pai (Cronos) dando-lhe uma bebida que fez com que Cronos vomitasse todos os irmãos de que eram agora adultos. A guerra durou cerca de 100 anos e no final e seus irmãos saíram vitoriosos. ficou como deus co céu e da terra, Hades se tornou deus do mundo dos mortos e Posídon ficou com os oceanos.

foi casado três vezes: com Métis, com Têmis e com Hera e teve muitas amantes. Na realidade ele usava muitas formas para seduzir tanto deusas como mortais e ele teve muitos filhos.  A sua primeira esposa foi Métis (deusa da prudência) com quem teve Atena. Já a segunda mulher de foi Têmis que era uma titã e deusa da justiça. Finalmente casou com Hera.

Mas a verdade é que sempre tivera inúmeras amantes deusas e mortais. Dessas relações extra-matrimoniais resultaram vários filhos ilegítimos como Heracles e Helena.

Outros nomes pelos quais era conhecido: “O Amontoador de nuvens”.

Origem da imagem de – Wikipedia.

Artigos Relacionados

Etiquetas:

Um Comentário a “Zeus”

  1. ashiley diz:

    muito bueno

    Muito apreciado. LGosto ou Nao Gosto: Thumb up 22 Thumb down 16

Comentar